Aracaju, 23 de Janeiro de 2017
EQUILÍBRIO E PAZ


O equilíbrio entre a mente e o coração ou mais precisamente entre a razão e a emoção é o segredo do bem estar pessoal. A estabilidade psicológica e emocional e a consciência tranquila ensejam a paz espiritual. No entanto, e infelizmente, pessoas que têm a consciência defeituosa ou que estão momentaneamente desequilibradas, isto é, fora do ponto em que o equilíbrio entre razão/consciência e as vontades/tendências gera harmonia, conseguem nos tirar a paz, chegando a nos indignar ou até mesmo nos sublevar.

 

E quase sempre o provocador do stress emocional ou desgaste psicológico tem a sua participação no evento desagregador reduzida aos olhos dos que acompanham esses eventos de embate moral. Isso porque essas pessoas geralmente não acompanham o desenvolvimento do conflito interpessoal, não vivenciam a ação inicial e sim a reação, e também não são os atingidos pelo acontecimento que perturbou o equilíbrio da pessoa contrariada, quebrando a sua harmonia interior, conturbando a sua paz.

 

Por vezes simples eventos de conflito interpessoal ganham proporções relevantes, prosseguem no tempo e prejudicam pessoas do círculo de relacionamento dos contendores. A esse respeito Bem nos advertiu a brilhante escritora judia Hannah Arendt quando escreveu que “O perdão é o exato oposto da vingança, e só ele é capaz de impedir que, a partir de uma transgressão original muitas outras se sucedam, ficando todos presos ao processo, permitindo que a reação em cadeia prossiga sem barreiras”. 

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados